Ser-se igualmente cool

13:23

Isto de ser uma pessoa viajada e experimentar diferentes tipos de realidades e culturas faz-nos, inconscientemente, comparar com aquilo que temos dentro de casa. Ao dizer dentro de casa, refiro-me ao lugar onde vivemos. E para o clássico português, ser-se cool, só mesmo lá fora.
Lá onde andar de transportes é cool, em território nacional só mesmo para o Zé Povinho porque-tenho-um-carro-giro-e-não-preciso-de-me-sujeitar-ao-Patchouli-da-velinha-no-28.
Lá, noutra terra qualquer, é igualmente cool andar de bicicleta como se em vez de pernas cada qual tivesse nascido com rodas. Aí na terra do Zé pobretanas bicicleta só mesmo para efeitos decorativos na sucata.
Ainda por terras que não a nossa é cool apanhar a merda do chão. E por merda refiro-me aos faxes dos cães, desses animais que tanto se gosta de ter. Tanto quanto sei, são animais irracionais. Os donos, claro porque não são capazes de deixar o passeio livre de dejectos para quem lá caminha, distraído.
Continuando por terras distantes, é tão cool a isenção de hierarquias! Por terras nacionais, nem pensar. Patrão é patrão e faz questão de o revelar.
Na hora de beber o café, se estiveres sozinho não faz mal. É cool - isto lá fora - beber café acompanhado por um livro e um estranho sentar-se contigo na tua mesa. Com a mesma postura. Na nossa casa, chega para lá, o lugar está ocupado e tenho de beber café a correr que o tempo voa nem dá para demonstrar um pouco de civismo.

São alguns exemplos daquilo que observa neste velho continente que é a Europa e do qual, o nosso país faz parte. Cada qual com a sua cultura. Cada qual com os seus vícios mas considero que os portugueses são ressabiados. Ninguém lhes liga por terem descoberto que o mundo era redondo e que havia mais terra para além da que se conhecia. Ninguém lhes dá mérito pela audácia que tiveram no passado. E são por isso, ressabiados. Como tal, gostam de agir com sensível superioridade para se igualarem aos outros.
Nada disso é necessário. Porque temos tudo do melhor ali à nossa mão, mas somos fracos de mais para o assumir. Tenho pena que conceitos de civismo se confundam. Lamento mesmo que olhem com desdém a uma postura de igualdade. Ser-se superior não é estar por cima dos outros. É saber descer do pedestal. Afinal, a adoração lá nos altos, só mesmo no altar da igreja.

E eu, como sou cool, vou até de bicicleta à cidade e levo o meu livro comigo.

Sushi do Dia

A nossa visão só se torna clara quando conseguimos olhar para dentro de nós. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.
Carl Jung

Mais lidos

Recebe uma carta