A vida não me sorri

10:07

Sorrio. A vida não me sorri. Sorrio para o espelho. O espelho não me sorri. Não desespero. Quando abrir a porta, a vida vai-me sorrir. Saio, percorro estradas e caminhos sempre de rasgão na cara revelando toda a minha dentição, mas a vida, de novo não me sorri.As oportunidades surgem, faço de cupido, encorajo os outros a aventurarem-se num novo patamar da vida e a vida não me sorri. Atiro-me de cabeça, caio, levanto-me, sigo noutra direção, calço sandálias no calor botas no frio, ponho-me ao léu na praia e coberta na neve. E já sabem, a vida não me sorri. Envio mensagens matinais, palavras de esperança, coração cheio de alegria, retribuo tudo com brancura, sempre com a mesma expressão facial de músculos já memorizados no local certo. E a vida não me sorri. Ergo, olho ao redor, procuro, ajudo a velhinha no elétrico, sorrio para a criança mimada de mão dada com a mãe, e a vida não me sorri.
Que estou eu para a aqui a dizer, a vida não para de me sorrir. Constantemente, porque não há nada que me faça parar, sou mais forte que ontem e mais fraca que amanhã, mas tenho esta insistência embirrenta de que se um dia parar de sorrir, aí sim, a vida não me sorri mais. Portanto, há que sacudir sempre as amarguras e fantasmas da vida, procurar a réstia de alegria e alimentá-la para nunca parar de crescer e assim a eternidade de a vida a sorrir.
Pôr os sonhos em primeiro plano, realizá-los, libertar os apegos e aconchegos, não ter medo de pisar o escuro sempre com um sorriso rasgado na vida. De que me queixo eu, tenho um mundo rosinha perfeito à minha volta, nem distâncias e mudanças radicais de vida me fazem desistir de nada. Quero tudo a que tenho direito e o que não tenho, também. A ambição da minha vida é chegar mais longe do que a minha capacidade de sorrir, ultrapassar, ficar extasiada com os pequenos nadas do dia-a-dia.
Fica, contudo, aqui a minha promessa de não ser mais uma espécie de cupido. A minha pontaria até que é boa, mas a hora de atirar a seta...Muito errada. Há quem saiba do que estou a falar e neste momento a acenar com a cabeça. Mesmo assim, fico sempre a rir porque em breves momentos, até deu...
Fica, também a minha mensagem, não parem de rir. A vida sorri sempre, basta olhar para o sítio certo. Por vezes, esperamos que nos retribuam na hora e desesperamos, porque nada acontece ali. Mas do outro lado... Experimentem. Comecem com um exercício simples. Sorriam. Eu estou-vos a sorrir agorinha mesmo.

Sushi do Dia

A nossa visão só se torna clara quando conseguimos olhar para dentro de nós. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.
Carl Jung

Mais lidos

Recebe uma carta