Portugal: terra de gente magra

15:07

Estou preocupada. É um facto.
Estou preocupada porque sou portuguesa, embora não tenha nascido por cá, esta é a minha terra. É aqui que me sinto em casa, é aqui que gosto de estar. É aqui que quero viver a minha vida, nesta ponta da Europa onde o Sol não pára de brilhar.
Mas como dizia, estou preocupada. Falam de crise. Falam que 2009 vai ser o pior ano de sempre para Portugal. Falam no aumento do desemprego. Falam também na falta de ordenados e condições mínimas para se empregar licenciados. Falam... e não resolvem.
Lembro-me de quando meti na cabeça esta ideia absurda de ser paga para escrever. Porque na altura, com oito anos, não tinha percepção do que era o mundo de trabalho. Porque nessa altura, viviam-se tempos de vaca gorda e agora tudo é light.
Portanto, quando digo que estou preocupada é porque investi na minha formação académica cá na terra de D. Afonso Henriques e a única coisa que se recebe em troca é um chega-para-lá-moura.
Acho que devemos sim ter experiência no exterior, enriquece-nos. Mas deviamos fazê-lo para trazer mais-valias, aplicar novas práticas e métodos de trabalho nesta terra que é nossa. Para crescermos juntos. Acho injusto ter que pegar nas trouxas e procurar emprego na área que se escolheu no estrangeiro porque por cá fecham-nos as portas, ignoram-nos, não somos merecedores de uma resposta, não somos merecedores de qualquer tipo de ordenado, nem subsídios enquanto estagiários.
Estou preocupada porque não sei o amanhã. Antes até sabíamos.
As únicas certezas da vida: morte, impostos e desemprego.

Sushi do Dia

A nossa visão só se torna clara quando conseguimos olhar para dentro de nós. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.
Carl Jung

Mais lidos

Recebe uma carta