Indo eu, indo eu...

12:07

... A caminho da Segurança Social.
Bem, não fui até lá fisicamente mas considerei que já que o site das Finanças trabalha tão bem, porque não arriscar e tentar descobrir por via virtual o estado da minha situação ou situação do meu estado perante essa besta que é a SS. Sim, e para quem tem boa memória ou prestou atenção às aulas de história, SS era aquela organizaçãozinha que controlava os campos de concentração lá na horrível Alemanha nazista. Sendo politicamente correcta, neste país que é Portugal, SS é a abreviatura de Segurança Social e para mim, é tragicamente uma organização que controla os fracos e oprimidos, desempregados-que-não-são-desempregados-mas-também-não-sabem-qual-o-seu-estatuto-já-que-não-entram-nas-contas-do-estado-excepto-para-pagar-as-contribuições-da-SS-sem-ter-nada-em-troca.
E pronto, lá vou eu. Primeiro pedi a palavra-chave, recebi uma mensagem que dentro de dias, pelo tradicional correio iria ter acesso à dita cuja. Assim que chegou o envelope mágico liguei o PC e invadi a SS Directa, que é uma maneira mais simplex de conseguir obter uma coisinha má. Erro meu. Estupida. A pensar que no site da SS iria consultar o meu panorama. Ora, já que clico na barra lateral do estado das contribuições e dizem que não tenho acesso a esta área, penso, olha afinal tenho tudo em ordem.
Mas, não vá o diabo tecê-las, liguei para o numerozeco que aparece no site. Ao fim de 12m33s atendeu-me a Simpatia. Não estou a satirizar, era de facto, uma voz simpática do outro lado do telefone. Expliquei-lhe o que pretendia saber, neste caso, se possuo alguma dívida perante a SS e o montante e ainda o como para poder pagar caso fosse o caso. O raio da cachopa deixou-me de novo à espera depois de 4000 perguntas de confirmação de que seria mesmo eu ao telefone (e pelo andar da tecnologia daqui a uns tempos temos um confirmador de voz), para me trazer a excelente notícia de que... Não podia facultar essa notícia ao telefone e como tal teria que me deslocar pessoalmente à SS.
Como não tenho gosto em me enfiar naquele campo de concentração que me parte o coração, tenho duas saídas. Ou vou de manhã ou vou à tarde, com um saldo bancário disponível para pagar a contribuição de ser jovem-licenciada-activa-há-quase-quatro-anos-sem-nunca-ter-sido-empregada-com-a-adicção-de-juros-de-mora-já-que-faltou-ao-pagamento-de-um-simples-mês-por-falta-de-verba.
Simplex é a minha conta bancária e perspectivas para emprego. Complicadex são as medidas do Governo que não dão folga a quem merece.

Sushi do Dia

A nossa visão só se torna clara quando conseguimos olhar para dentro de nós. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.
Carl Jung

Mais lidos

Recebe uma carta