Para a Susana: "O amor é fodido"

00:16

Nascemos todos com vontade de amar. Ser amado é secundário. Prejudica o amor que muitas vezes o antecede. Um amor não pode pertencer a duas pessoas, por mais que o queiramos. Cada um tem o amor que tem, fora dele. É esse afastamento que nos magoa, que nos põe doidos, sempre à procura do eco que não vem. Miguel Esteves Cardoso


Eu acredito no amor, simplesmente porque escrevo sobre ele. Eu acredito em hormonas endrominadas à primeira vista, em um descontrolo físico, bambear de pernas, náuseas e afrontamentos. Eu acredito na química, na física e no sentimento abstrato que nos corrói.
Eu acredito no silêncio da noite que nos devasta em pensamentos, sussurrar de palavras confusas, sonhos evasivos e viagens sem regresso do mundo dos sonhos. Eu acredito nos ditos romances cor-de-rosa que um dia batem certo, no príncipe encantado que nos estende a mão e nos resgata para sempre.
Eu acredito simplesmente porque nunca me acontece. Eu acredito que amar é para pessoas boas. Sãs por dentro, inocentes, que não sabem assim tanto sobre a ruindade da vida. Pessoas que não têm medo de ser quem são nem das figuras que possam eventualmente fazer por amar. Eu sei que o amor acontece quando menos se espera, pela pessoa mais desapropriada de sempre, contestatária aos teus valores e princípios.
Sei também que o amor é para aqueles que têm tempo para se dedicarem aos outros, sem narcisismo, ou retóricas ou paciência para a solidão.
O amor é para os mais audazes. Os heróis de batalhas sangrentas que no seio de um combate procuram pela fotografia sépia do seu amor e espetam com uma granada no coração.
Tudo isto é para vocês, que acreditam. Para mim, para quem escreve fica apenas a subtil sensação de inteligência cognitiva de reconhecer o amor bruto sem ter sido lapidado. Porque vocês me ensinam a amar, algo bastante diferente, do que alguém. Vocês ensinam-me a amar ao se amarem incondicionalmente.
Continuem assim, permaneçam como a minha base e sustento, para que o meu pé-de-vento não se perca entre floreados. Acredito no amor. Não no meu, antes no vosso. Não fui talhada para homenagens, apenas para representá-las em palavras para que os infortunados como eu se deixem levar por atrocidades mentais e mergulhem no caminho da perdição. Porque querendo ou não, o amor, para mim, para eles, já não acontece. Mas, enquanto escrever, jamais deixarei de acreditar.

Sushi do Dia

A nossa visão só se torna clara quando conseguimos olhar para dentro de nós. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.
Carl Jung

Mais lidos

Recebe uma carta